sábado, 1 de dezembro de 2012

Afiando faca com o que tiver.

Se você tem facas boas, provavelmente tem pedras próprias para afiar-las. Eu tenho uma pedra #300, mas se tivesse umas facas profissionais provavelmente teria mais duas pedras. Uma pedra barata deve estar em torno de R$8,00, mas as importadas são bem mais caras. Obs.: As pedras japonesas de afiar só devem ser utilizadas com água, nada de óleo, perde a eficiência e ainda faz sujeira gordurosa.

Agora porque estou escrevendo isso, porque quando vou para casa de amigos para almoçar, sempre tem uma carne sendo cortada com uma faca que só corta manteiga na temperatura ambiente... hehe. Me dá uma agonia ... hehe. E eles não costumam ter pedras para afiar facas, nem mesmo as de R$8,00....
Acho que qualquer casa deva ter alguma xícara de cerâmica, pode ser prato ou outra coisa de cerâmica, eles não são esmaltados na parte de baixo e essa parte pode ser usada para afiar as facas.
Pesquisando na internet achei um video de 2008, não sei se esse é o primeiro.
Nem tinha visto o video deste tipo antes, eu tinha uma xícara que veio com um defeito nessa parte e ela ficava bamba em cima da mesa, aí tentei aplainar com uma lixa d'agua, gastei bem a lixa para ficar razoavel. Assim lembrava que era bem resistente como uma pedra e acabei usando na casa de um amigo depois de tentar afiar uma com uma chaira em vão, a xícara é muitoooo mais eficiente.
 
Dá para afiar com monte coisas, o problema é se deixam fazer com elas hehe. Restos de obras são uma maravilha para isso, já usei pedras de piso, pedras de parede, parte de trás dos azulejo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário