quinta-feira, 26 de setembro de 2013

"Pausa" no aquecimento global? Acho que não.

Espero que as pessoas se lembrem das experiências de Joule e usem a cabeça. A relação da energia mecânica com a temperatura basicamente. Estão esquecendo da dinâmica dos gases da atmosfera e das águas dos mares e dos oceanos.  Vão pensando em segundo plano.

Agora, qual a temperatura média da mistura  água e gelo no copo? Até o gelo derreter por completo se mantém a 0°C. Mas se você por um aquecedor no copo, vai ter lugares mais quentes que 0°C. Simplificando, é por isso que a merda da média temperatura global não diz muita coisa. O gelo do seu copo derrete e a temperatura média é 0°C.  E a energia que fez derreter o gelos do Ártico e dos glaciares alguém pôs na conta dessa temperatura? Claro que não, pois é temperatura que estão olhando e só temperaturas que vão entrar no gráfico da temperatura.
A temperatura global caiu nesses ultimos anos porque o gelo do do artico derreteu. Enquanto em estado sólido só estava no Ártico, mas na forma líquida ela flui para outros lugares. Alguém calculou quanto de energia precisou para derreter?
Se alguém se lembrar de como as águas fluem nos oceanos, principalmente do fundo do oceano que leva a água derretida do Ártico. Vai perceber que pode ser uma explicação para o aumento dos gelos do polo Antártico.

Agora vamos voltar para a dinâmica dos gases e das águas. O que é que mais nos chama atenção das coisas que elas afetam? Acho que os furacões. Todo mundo sabe que o número de furacões aumentou e dobrou no ultimo século e números do gás carbônico na atmosfera na mesma ordem. Se a temperatura é aproximadamente a mesma como no copo de água com gelo, a dinâmica dos gases e águas estão dizendo que clima está mais agitado, e quem se lembrar dos experimentos do Joule, vai lembrar que precisa somar todos os tipos de enegia. Tire os antolhos da sua cabeça e tente ver o mundo com seus próprios olhos, olhe todas as variáveis e pense e faça uma explicação com suas palavras.

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Reduzindo o poder flatulência de alguns alimentos cozidos

Resumindo, todo alimento que tem açúcar e alguns desses açucares não conseguimos digerir ou só digerimos parcialmente. Os microorganismos presentes no nosso intestino "gostam" de açúcar também, e é de quem pegar primeiro, e muitos deles produzem esses gases indesejaveis com açúcar. Eu particularmente, tenho intolerância à lactose. E quando consumo leite me dá diarreia e muita flatulência.

Todo cervejeiro já leu que as enzimas presentes no malte quebram o amido em açucares menores. Aí pensei o feijão tem alguns açucares que não digerimos e ele possuem uma cadeia maior (principalmente a rafinose, estaquiose e verbascose), o que acontece se eu cozinhar com o bagaço do mate e fazendo que nem faço a cerveja? Dá menos gases quando como esse feijão? A resposta é SIM!!! Cozinhei o feijão com a própria água que deixei de molho para deixar com todo açúcar "não digerivel", foram aproximadamente 500g de feijão antes de deixar de molho, e usei 500g de bagaço de malte que era a quantidade que saparei para fazer pão de malte. O chato que fiz com bagaço com pedaços de casca muito grande, da próxima transformo em farinha fina,  vou comento esse feijão cheio de palha em compensação não me dá gases.