Resumindo, todo alimento que tem açúcar e alguns desses açucares não conseguimos digerir ou só digerimos parcialmente. Os microorganismos presentes no nosso intestino "gostam" de açúcar também, e é de quem pegar primeiro, e muitos deles produzem esses gases indesejaveis com açúcar. Eu particularmente, tenho intolerância à lactose. E quando consumo leite me dá diarreia e muita flatulência.
Todo cervejeiro já leu que as enzimas presentes no malte quebram o amido em açucares menores. Aí pensei o feijão tem alguns açucares que não digerimos e ele possuem uma cadeia maior (principalmente a rafinose, estaquiose e verbascose), o que acontece se eu cozinhar com o bagaço do mate e fazendo que nem faço a cerveja? Dá menos gases quando como esse feijão? A resposta é SIM!!! Cozinhei o feijão com a própria água que deixei de molho para deixar com todo açúcar "não digerivel", foram aproximadamente 500g de feijão antes de deixar de molho, e usei 500g de bagaço de malte que era a quantidade que saparei para fazer pão de malte. O chato que fiz com bagaço com pedaços de casca muito grande, da próxima transformo em farinha fina, vou comento esse feijão cheio de palha em compensação não me dá gases.
Viva o Hélio não peidorrento!!!
ResponderExcluirPara o povo que faz cerveja, só dei uma paradinha na rampa de cozimento, como se fosse aquela parcela que fazemos decocção. Depois só cozinhei normalmente o feijão.
ResponderExcluirviva o hélio cheirosinho!
ResponderExcluir