quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Reduzindo o poder flatulência de alguns alimentos cozidos

Resumindo, todo alimento que tem açúcar e alguns desses açucares não conseguimos digerir ou só digerimos parcialmente. Os microorganismos presentes no nosso intestino "gostam" de açúcar também, e é de quem pegar primeiro, e muitos deles produzem esses gases indesejaveis com açúcar. Eu particularmente, tenho intolerância à lactose. E quando consumo leite me dá diarreia e muita flatulência.

Todo cervejeiro já leu que as enzimas presentes no malte quebram o amido em açucares menores. Aí pensei o feijão tem alguns açucares que não digerimos e ele possuem uma cadeia maior (principalmente a rafinose, estaquiose e verbascose), o que acontece se eu cozinhar com o bagaço do mate e fazendo que nem faço a cerveja? Dá menos gases quando como esse feijão? A resposta é SIM!!! Cozinhei o feijão com a própria água que deixei de molho para deixar com todo açúcar "não digerivel", foram aproximadamente 500g de feijão antes de deixar de molho, e usei 500g de bagaço de malte que era a quantidade que saparei para fazer pão de malte. O chato que fiz com bagaço com pedaços de casca muito grande, da próxima transformo em farinha fina,  vou comento esse feijão cheio de palha em compensação não me dá gases.

3 comentários:

  1. Para o povo que faz cerveja, só dei uma paradinha na rampa de cozimento, como se fosse aquela parcela que fazemos decocção. Depois só cozinhei normalmente o feijão.

    ResponderExcluir