quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Modelo ABNT/LaTeX não oficial DF/UFSCar

Criei um modelo tentando seguir a norma ABNT quando estava escrevendo a minha tese de doutorado em 2008 no Departamento de Física da UFSCar. Para quem já sabe mexer com LaTeX vai ser muito fácil. Clique no link abaixo para fazer o download, está no meu google drive.
modelo ABNT(DF/UFSCar)

Requesito: compilador LaTeX (PDFLaTex), abntex
Eu uso o Texlive e o abntex 0.9 beta2 com as correções nos arquivos .def
nbr10520-1988.def
nbr10520-2001.def
nbr10520-2002.def
-\ifx\AbntCitetype\AbntCitetypeALF
+\ifx\AbntCallType\AbntCallTypeALF
Ou seja, precisa modificar AbntCitetypeALF para AbntCallTypeALF

Extraia o conteudo do arquivo em alguma pasta/diretorio e siga o exemplo tese.tex, para quem usa o kile tem o projeto pronto para facilitar.

o ABNTEX, pegue-o no endereço http://abntex.codigolivre.org.br/
como root copie o conteudo texmf no texmf-dist no caso do Texlive, localize os def que citei e faça as modificações e atualize a arvore dos diretorios do seu LaTeX.
Se você for usar uma tabela de siglas é melhor copiar o bin/geratss.

Esse modelo foi feito para facilitar a criação da folha de rosto, usa o pacote lastpage.sty para contar o número de paginas/folhas. Dependendo da intituição vai ter que sentar com o bibliotecario antes e fazer a folha com os dados da ficha catalografica na versao final da sua tese ou dissertação.
Pode ser usado para dissertação de Mestrado, bem como para a tese de Doutorado, que automaticamente rearruma para o número de membros da banca de defesa.

Pode ser facilmente modificado para o formato dos outros departamentos da UFSCar, e tambem nos formatos das outras universidades.

Os nomes das pessoas são ficticios, criadas de forma humorada sentida na pele de muitos durante uma pós-graduação. Andei passando esse modelo para algumas pessoas, mas ainda muitos usam Word e Powerpoint.
Para aproveitar o que já foi feito no LaTeX, você pode usar o Beamer para fazer os silides da sua defesa, eu recomendo o tema progressbar do Sylvain Bouveret que pode ser obtido no endereço: http://recherche.noiraudes.net/fr/LaTeX.php
Mas se você não consegue abandonar o Powerpoint, pode gerar as figuras das equações, existem muitos programas que fazem isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário