terça-feira, 21 de setembro de 2010

dd-wrt

Esses dias torquei o firmware do meu router wireless WRT610N. O firmware original é bom, mas possuia um bug que não reconhece alguns HDs externos, porém a configuração era mais fácil e podia se fazer um servidor de media facilmente.
Existem vários firmwares alternativos baseados no linux, o dd-wrt é o que possui maior número de modelos suportados, o openwrt possui versões mais atualizadas dos programas (ainda está para vir o suporte para o meu router).
Para colocar o dd-wrt baixe o firmware que tenha o nome do seu router, depois pode-se usar outro generico. Os firmware que tem o nome pode-se utilizar o próprio programa do fabricante para atualizar o firmware.
Tendo instalado o novo firmware, pode utiliza-lo para colocar outras versões. No meu caso, troquei para o que usa o kernel 2.6
O telnet para o router.
Pode-se instalar programas caso tenha o router tenha USB, só que ele usa os pocotes do openwrt versão whiterussian. O openwrt está duas a três versões na frente do dd-wrt. Possui kernel novo, programas novos, etc.
A vantagem desses firmware alternativos é transformar routers baratos em router com recursos de routers caros. No meu caso, não foi muito, pois o meu router já era caro. Pode brincar com a potência do transmissor, fazer overclock, tem as estatísticas em tempo real do seu router, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário