sexta-feira, 3 de junho de 2016

Homebrew Calc v.3 (SG, SRM, IBU, alcohol, CO2)


Potential SG and SRM beer color
 
Volume: liter          Efficiency: %
QT(kg) Malte Pot.SG SRM %mass
                                                                       
SG: g/cm³       Brix: %       SRM: °L


Brix: SG: g/cm³     Real Efficiency: %

IBU (International Biterness Unit)
QT(g) Hops Alfa(%) T(min) IBU
                Total:      


Calculate Alcohol
Select Yeast
  Attenuation:%
Estimate Final SG:g/cm³
Final Brix:%
  Final SG:g/cm³   ABW:%   ABV:%


Calculate Carbonation Pressure/Priming Sugar
Typical CO2 (in volumes)
Volumes CO2:   Temperature:
  Pressure:kgf/cm²
Final Volume:liter
  Table Sugar:g  or Corn Sugar:g

Com essa calculadora você poderá estimar quanto brix e a cor da cerveja vai obter, estimar também a amargura, calcular o grau alcoólico usando apenas o refratômetro em brix, e por fim, a pressão de carbonatação. O refratômetro é bem mais fácil de se usar e não desperdiça a sua breja, pois só precisa de algumas gotas.
Lembrar que é apenas uma estimação, se precisar de valores exatos vai precisar mandar para algum laboratório especializado.

Como usar:
  1. Coloque o volume que deseja produzir, e a eficiencia que acha que vai obter, coloque a quantidade de malte e selecione o malte, poderá modificar os valores se achar que estiverem errados, (Clique em Add para por mais linhas/ Remove para tirar linhas) ponha quantos maltes que desejar e por fim calculate, assim terá uma estimativa do SG/Brix/Cor do seu mosto.
  2. Ponha o valor do Brix/SG que obteve e veja qual foi a eficiencia real.
  3. Coloque a quantidade do lúpulo e selecione o lúpulo, se o valor do ácido alfa estiver errado, o corrija, ponha o tempo. Se tiver mais lúpulo, clique em Add, e clique em Remove para tirar. Clique  em Calculate IBU para obter uma estimativa da amargura.
  4. Depois de fermentado poderá por o Brix final e calcular o alcool da sua cerveja. Se quiser só usar a calculadora do álcool, basta por o valor do Brix : e Final Brix:
  5. Carbonatação: Calcula a pressão de carbonatação para o estilo de cerveja que esteja preparando, não está interligado com as demais calculadoras. Coloque a temperatura que vai carbonatar e escolha o estilo, se quiser mude o volume de CO2. Para o priming com açúcar coloque o volume final e calcule.
Algumas coisas estão interligados, no cálculo da amargura, vai precisar do Volume e o SG obtido, no cáculo do álcool precisa Brix obtido e o Brix final.

Usei os dados do mate e do lúpulo extraidos do  EZ Brew 1.95 e de vários sites, andei modificando alguns valores que achei muito baixos, e as formulas para estimar grau alcoolico do site:
http://www.primetab.com/formulas.html
Para o primiming usei a formula do artigo: http://www.homebrewersassociation.org/attachments/0000/2497/Math_in_Mash_SummerZym95.pdf
A formula do cálculo da amargura é a mesma que postei no post anterior.
A formula do cálculo da pressão é a mesma que postei no post anterior que calcula o volume de CO2, só que a modifiquei para calcular a pressão a partir da temperatura e volume do estilo desejado.